degustação de vinho

Degustar é a arte de analisar e apreciar todas as nuances da composição dos alimentos utilizando-se dos sentidos naturais do se humano. Uma degustação pode ser objeto de deleite pelo prazer que se sente ao degustar uma comida ou a bebida de boas qualidades organolépticas, deixando deixando de ser algo apenas nutritivo. Envolve arte, beleza, esmero e refinamento.

A degustação é dividida em três fases: análise visual, análise olfativa e análise gustativa, nesta ordem obrigatoriamente. Antes de se começar deve-se estar atento para a maneira de segurar a taça, sempre pela base ou pela haste e nunca pelo corpo do copo, para não alterar a temperatura do vinho e para não sujar o copo, dificultando a visualização do vinho

Primeiramente, o paladar deve estar livre de qualquer interferência. Por isso, agentes como o fumo e outras bebidas que não a água devem ser evitados. Os alimentos e os vinhos formam a refeição ideal, mas para descobrir todas as qualidades da bebida e principalmente, adquirir conhecimentos, sobre ela, é importante ingerir apenas água e pão durante o processo de degustação. Depois colocar uma pequena quantidade de vinho em um copo adequado, deve-se apreciar sua cor, reflexos, limpidez e o brilho. Acredite, isso pode “falar” muito sobre o vinho que você vai beber. Em seguida aproxime bem o copo do nariz para sentir o seu aroma. Depois, girando-o suavemente perceba que novos aromas se desprenderam.

Coloque um pequeno gole na boca e sorva demoradamente, apreciando sua doçura ou secura, sua acidez ou frescor, que no caso dos vinhos tintos, sua adstringência. Permita que o vinho, entre em contato com as diferente regiões da língua, que percebem distintamente cada sabor. Sinta o vinho e defina suas sensações. Procure colocar em palavras os gostos que lhe parecem familiares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s