Combate a dengue

Não é de hoje que se fala em combater a proliferação do mosquito da dengue (falei bonito!), mas é incrível como, mesmo com tantos casos da doença, o pessoal ainda não se conscientizou e continua deixando bagunça no quintal para juntar água.

Sábado passou a moça do combate a dengue lá em casa, eu fiquei orgulhosa porque ela me deu até os parabéns, disse que era uma das poucas casas lá do bairro que estavam em ordem. Pelo menos aqui na minha cidade (Sorocaba, interior de SP) os casos da doença são muitos, o que é incrível, porque é fácil evitar que o mosquitinho prolifere no bairro.

A maioria já está cansada de saber, mas vamos lá a algumas soluções fáceis e rápidas para eliminar os focos em casa:

  •  Não deixe que água se acumule em plantas, xaxins e em vasos de plantas. Assim, quando você for lavar o recipiente, por exemplo, utilize um pano grosso ou bucha das borda. E para aumentar a segurança e garantir que não haja proliferação neste local, coloque areia grossa umedecida.
  •  Esvazie todas as garrafas que não são utilizadas, deixe-as agrupadas e de boca para baixo, de preferência em locais cobertos. Mas se isso não é possível, cubra-as.
  • Saiba que todo e qualquer material descartável auxilia no acumulo de água, como latinhas de cerveja, copos plásticos, garrafas pet, tampinhas de garrafas, enfim, todo material do gênero deve ser descartado no lixo e não em terrenos baldios.
  •  Pneus velhos e sem uso acumulam grande quantidade de água, por este motivo, devem ser armazenados em um local coberto ou então deve ser furados.
  •  Mantenha as caixas d’água sempre tampadas e bem fechadas, essa dica também é válido para filtros, latões e poços.
  •  Diariamente troque a água dos bebedouros de seus animais de estimação, pois além de proporcionar aos animais água fresca você evitará a proliferação da dengue. Desta forma, lave o bebedouro com uma bucha ou escova.
  •  Mante as calhas, piscinas e lajes sempre limpas.
  •  Descarte a água acumulada em bambus, bromélias, bananeiras e outras plantas que acumulem água, sendo que é indicado que você evite ter este tipo de plantas
E atenção, corra para o médico se você apresentar os seguintes sintomas: são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s