Um dos elementos que mais complementa uma decoração, é a iluminação. Mas não é fácil saber como e quanto iluminar cada ambiente. Algumas dicas para os ambientes são:
cozinha: Se você está preparando comida, servindo o jantar, jantando, ou limpando, sua cozinha é provavelmente o lugar mais ativo de sua casa. Pede iluminação ambiente e iluminação de trabalho, ou seja, spots ou focos sobre a bancada da pia e fogão.
- dormitório: Se você estiver lendo na cama ou se vestindo de manhã, a iluminação do quarto precisa ser confortável e fácil de ser ajustada a vários níveis de iluminação. Pede iluminação ambiente e iluminação de trabalho (luz de cabeceira).
- corredores: Iluminação de entrada deve ser convidativa e aconchegante, criando uma boa primeira impressão. Vale iluminação ambiente mais discreta e suave.
- sala de jantar: Elegante ou informal, você pode iluminar sua sala de jantar para criar uma atmosfera mais graciosa ou um ambiente mais relaxante. Com iluminação ambiente e outra focada sobre a mesa, você consegue criar diferentes atmosferas de acordo ao momento.
- escritório: A maioria das pessoas fazem ao menos um trabalho no escritório de sua própria casa. Para trabalhar é importante bastante iluminação para não prejudicar a visão. Iluminação ambiente, destaque aos elementos principais e uma luz foco sobre a mesa são indispensáveis.
- home teather: Sala de entretenimento pede criatividade. Uma iluminação ambiente, iluminação destaque para a área do equipamento de audio e vídeo e destaques decorativos, criam-se atmosferas variadas de acordo a programação escolhida.
- banheiro: A iluminação pode ajudar a alcançar o estilo que você deseja para seu banheiro. Iluminação ambiente e de trabalho, como sobre o espelho. Também vale utilizar lâmpadas coloridas para a cromoterapia.
- área externa: Iluminação externa pode ajudar a aumentar a segurança e a realçar sua casa. Uma iluminação ambiente e focos de destaque para a decoração criam um clima bem gostoso e convidativo.
Para deixar esses pontos de iluminação super charmosos (e bem baratos!) separei algumas dicas de lustres que podemos fazer em casa. Já estou planejando os meus:
Este modelo é fácil de fazer. Infle um balão, enrole cordão bailarina nele dando voltas aleatórias. Pincele toda a volta com cola para tecido. Depois de bem seco, estoure o balão e corte a entrada do soquete.


Lojas de 1 real são locais fantásticos para garimpar “lustres”. Escorredores, copos, garrafas, bacias, vale a criatividade! É só fazer um furo para passar a fiação.


