Sem pelo em ovo

Até pouco tempo atráz eu estava traumatizada com ovos. Em questão de 1 semana peguei 2 ovos podres (de marcas e caixas diferentes, compradas em mercados diferentes!), e cada vez que os quebrava, passava mal, a casa ficava com aquele cheiro insuportável e a receita ia para o brejo. A alguns meses voltei a fazer receitas com ovo, e achei bem legal essa matéria do blog da Helenice, agora acabam minhas neuras com ovos! (será?)

1.  Para bater claras em neve mais depressa (Testado) – Antes de bater as claras junte uma pitada de sal.

2.  Guardar gemas – Para guardar sobras de gemas conserve-as numa tigela, totalmente cobertas com água filtrada e na geladeira.

3.  Separar as gemas das claras – É mais fácil separar as gemas das claras quando os ovos estão gelados.

4.  Ovos estrelados – Antes fritar ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.

5.  Para que a casca do ovo cozido saia com facilidade (Testado) – Coloque-o debaixo de água fria logo a seguir de o tirar da água quente.

6.  Ovos cozidos I – Se quiser que os ovos cozidos tenham a gema bem no meio da clara, retire-os da geladeira uma hora antes de cozinhar. Depois coloque-os num recipiente com água fria e deixe ferver durante 10 minutos. Retire os ovos da água e coloque-os em água fria durante 5 minutos, para que refresquem antes de serem descascados.

7.  Ovos cozidos II – Para que os ovos cozidos não se tornem secos ou com uma consistência de borracha, devem ser sempre cozidos em temperatura média ou baixa.

8.  Para que o ovo não rebente durante o cozimento (Testado) – Coloque na água duas gotas de vinagre.

9.  Retirar fragmentos de gema, que caíram acidentalmente nas claras – Use a própria casca do ovo, aproximando-a dos fragmentos. Os mesmos serão atraídos para dentro dela, deixando assim as claras limpas.

10.Separar facilmente a clara da gema – Quebre a casca e deposite o conteúdo sobre os dedos entreabertos da sua mão – a gema fica e a clara cai.

11.Ovos estragados ou não? – Coloque-o num copo com água e sal, se boiar jogue fora porque está estragado, e se permanecer no fundo está bom para consumo.

12.Aproveitar maionese talhada – Quando a maionese talhar, inicie o processo outra vez: retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não perderá nada.

13.Ovos quentes e cozidos – Para esquentar ovos, moles, conte o tempo depois da fervura: 3 minutos. Se quiser cozinhar ovos duros, conte 10 minutos a partir da fervura. A água em que cozinhou os ovos, é ótima para regar plantas. Use-a depois de fria.

14.Omeletes mais leves (Testado) – Para a omelete ficar mais leve, não a bata muito, junte uma pitada de açúcar aos ovos, juntamente com uma colher de sopa de leite ou água morna.

15.Cortando ovos cozidos (Testado) – Quando for cortar ovos cozidos sem a máquina especial, mergulhe a faca em água fervente. Assim a gema não vai esfarelar.

16.Na hora de juntar os ovos aos ingredientes de uma receita – Quebre um a um numa xícara à parte. Assim, você evita que um ovo que não esteja fresco estrague o resto.

Anúncios

2 comentários sobre “Sem pelo em ovo

  1. Sra. N disse:

    Tb não me aguento quando um ovo podre cruza meu caminho. Aquele cheiro fica entranhado no ambiente por horas.

    Precismo me lembrar dessa dica de colocar no copo com água antes de abri-los.

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s