Segunda é dia de escritório

O significado de uma iluminação eficaz no local de trabalho e nos edifícios ainda é seriamente subestimado por muitas empresas. A iluminação adequada possibilita que as pessoas trabalhem de forma mais eficiente em escritórios e salas de conferência e também faz com que aumentem a concentração e melhorem a motivação.

Ao escolhermos e posicionarmos as luminárias devemos levar em conta o ofuscamento. Um posicionamento desfavorável pode levar a um ofuscamento direto (visualização direta da lâmpada) ou um ofuscamento refletido (através de superfícies refletoras ou brilhantes, como telas de computadores), prejudicando a visão. A fim de evitar reflexões dos fachos luminosos sobre as paredes e objetos, os acabamentos brilhantes devem ser evitados.

O nível de iluminação também deve ser adequado para cada tipo de aplicação. Neste caso, deve-se tomar o cuidado de não prejudicar o trabalho devido ao baixo índice de iluminação e ao mesmo tempo não exagerar na quantidade de luz, que pode vir a causar desconforto.

Eis algumas dicas:

1 Lâmpadas com cores mais frias , que puxam para o branco azulado são adequadas para o estimulo do trabalho . As cores mais quentes ,branco amareladas ,tendem ao relaxamento .Dependendo do ritmo exigido,é possível climatizar o escritório com a cor desejada .

2. Em mesa de trabalho com computadores , a iluminação é provida , em grande parte , pelo monitor .Logo,a luz ambiente não precisa chegar aos 500 lux, pode ser mais fraca .Quanto maior luz no ambiente, maior a tendência ao ofuscamento do funcionário,fazendo com que o trabalho fique mais cansativo.

3. Na sala de reuniões, quanto menos focada e mais difusa a iluminação,melhor.A iluminação com muito foco ,proporcionada por lâmpadas incandescentes (como as halógenas e dicróicas, por exemplo) cria espaços de sombra e um efeito mais cansativo e menos estimulante para discussões .É importante que a sala de reuniões tenha uma versatilidade proporcional ao uso que poderá ter. Por exemplo se for um espaço com vídeo conferências ou apresentações em data show , é necessário que se tenham várias cenas de ascendimentos diferentes .

4. As lâmpadas fluorescentes tubulares espalhadas pelo forro do teto forma consagradas em grandes corporações .Mas esse modelo não é a melhor opção estética ,e muitas vezes não é a mais barata.Apesar da facilidade de troca de lâmpada ,muitas não possuem um sistema independente para serem ascendidas, e é comum podermos constatar um andar inteiro iluminado para apenas poucos funcionários.Luminárias individuais seriam mais econômicas , além de esteticamente mais agradáveis.

5. Luminárias suspensas são mais interessantes do que lâmpadas embutidas no teto porque deixam o ambiente mais iluminado e menos cansativo . A luz direcionada a partir do teto incide somente de cima para baixo .A luz suspensa incide para baixo e para cima , em direção ao teto ,tornando a luz mais difusa e criando menos sombras.Esse método de iluminação aumenta,a sensação ,tanto de amplitude do ambiente quanto amplitude do pé direito.

fontes:

http://www.akarilampadas.com.br

http://www.rsdesign.com.br

Anúncios

Um comentário sobre “Segunda é dia de escritório

  1. ola, sou gaucha de porto alegre, e estive visitando o teu blog.
    achei tudo muito lindo, parabens.
    eu faço artesanato “COCÓS” de porongo, se tiver um tempinho visita o meu blog tambem.
    htpp://bbelartes.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s