Home Theater – monte o seu

Achei muito legal essa matéria, vale compartilhar.

Ter uma sala de cinema em casa já não é mais artigo de luxo. Com diversas opções de televisores, DVD’s e Blu-ray’s, ficou mais fácil montar um sistema de imagem e som que combinem o ambiente.

Mas não é só comprar os equipamentos e colocar na sala. Primeiro, você deve saber a medida do cômodo para evitar que os telespectadores fiquem muito próximos à TV ou que as caixas de som sejam colocadas nos lugares errados, o que prejudica, e muito, o som. Espelhos, piso frio e vidros atrapalham a acústica do ambiente e devem ser evitados. Já os móveis de madeira, tapetes e cortinas de pano têm o poder de manter o áudio equilibrado.

Podemos dizer que existe um home theater para cada tipo de ambiente; a aparelhagem deve estar de acordo com o espaço disponível, assim como o espaço precisa de algumas mudanças para obter o máximo do home theater. Uma sala grande exige caixas acústicas maiores e uma televisão com mais polegadas. Dependendo do tamanho da parede, vale a pena instalar um telão.

Disposição dos móveis e aparelhos

O sofá deve ficar de frente para a televisão, em uma distância que permita visualizar toda a tela. Esse espaço também influencia no tamanho ideal de tela. Para saber, basta multiplicar a distância entre o sofá e a TV por 12. Por exemplo, se o espaço entre eles for de 3 metros, sua televisão deve ter, no máximo, 36 polegadas. Se for mais de 5 metros, aposte no telão; você ainda vai economizar, já que eles são mais baratos que os televisores acima de 50 polegadas. Já a altura da televisão, em relação ao piso, não deve ultrapassar 1,30m.

sistema de som possui seis caixas, cada uma responsável por um tipo de efeito. Em cada lado da televisão, a uma distância de um metro, devem ser colocadas as caixas compridas, que emitem o som ambiente do vídeo. Logo abaixo do televisor, deve ficar a caixa frontal, de onde saem as vozes. No fundo do ambiente, de preferência acoplados no teto, devem ser colocados os soundrounds, que reproduzem efeitos como palmas e explosões. Já o subwoofer tem que ser colocado em um canto, no chão. Como essa caixa é de sons graves, é normal que ela vibre. Sendo assim, se colocada no móvel, pode cair e até mesmo atrapalhar a leitura da mídia.

Escolha da aparelhagem

Como disse antes, a escolha das caixas de som do home theater vai depender do tamanho do cômodo. Com as medidas, um consultor ou mesmo o vendedor da loja podem auxiliar na escolha. Lembrando, o áudio pode ser ajustado.

A televisão que exige mais cuidado. Dependendo do tipo deiluminação, a imagem pode ficar prejudicada. Aparelhos com tela de plasma não combinam com claridade, enquanto os de LCD são melhores para espaços mais abertos. No caso de telões, a luz atrapalha a visibilidade. O melhor a fazer é colocar uma cortina black-out na sala.

Quanto ao tocador de mídia, você tem duas opções: DVD e Blu-ray. Caso opte por um sistema simples de home theater, um DVD será muito útil. Já o Blu-ray, por trabalhar com imagem em alta resolução, é ótimo para TVs de plasma e LCD.

fonte: http://eletrenimento.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Home Theater – monte o seu

  1. Cris Crispim disse:

    Oi Amiga, quanto tempo não batemos um papo, deixa eu te elogiar pelo post, foi uma mão na roda pra mim. Vou confessar que o home ficou por último aqui em casa justamente por esses detalhes, eu queria pesquisar pra fazer certo, mas agora com esse mooooonte de instrução ficou fácil. Bjs

    • Ligia disse:

      faz tempo mesmo que não nos falamos Cris, função nova no escritório acabou com a minha vida social! hehe! Estou montando o meu Home em casa tbm, nada melhor do que montar certinho, né!? hehe! Depois a gente compartilhas nossos cantinhos e troca figurinha! Boa semana!

      bjão!

  2. Pingback: cinema em casa «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s