Home Theater – monte o seu

Achei muito legal essa matéria, vale compartilhar.

Ter uma sala de cinema em casa já não é mais artigo de luxo. Com diversas opções de televisores, DVD’s e Blu-ray’s, ficou mais fácil montar um sistema de imagem e som que combinem o ambiente.

Mas não é só comprar os equipamentos e colocar na sala. Primeiro, você deve saber a medida do cômodo para evitar que os telespectadores fiquem muito próximos à TV ou que as caixas de som sejam colocadas nos lugares errados, o que prejudica, e muito, o som. Espelhos, piso frio e vidros atrapalham a acústica do ambiente e devem ser evitados. Já os móveis de madeira, tapetes e cortinas de pano têm o poder de manter o áudio equilibrado.

Podemos dizer que existe um home theater para cada tipo de ambiente; a aparelhagem deve estar de acordo com o espaço disponível, assim como o espaço precisa de algumas mudanças para obter o máximo do home theater. Uma sala grande exige caixas acústicas maiores e uma televisão com mais polegadas. Dependendo do tamanho da parede, vale a pena instalar um telão.

Disposição dos móveis e aparelhos

O sofá deve ficar de frente para a televisão, em uma distância que permita visualizar toda a tela. Esse espaço também influencia no tamanho ideal de tela. Para saber, basta multiplicar a distância entre o sofá e a TV por 12. Por exemplo, se o espaço entre eles for de 3 metros, sua televisão deve ter, no máximo, 36 polegadas. Se for mais de 5 metros, aposte no telão; você ainda vai economizar, já que eles são mais baratos que os televisores acima de 50 polegadas. Já a altura da televisão, em relação ao piso, não deve ultrapassar 1,30m.

sistema de som possui seis caixas, cada uma responsável por um tipo de efeito. Em cada lado da televisão, a uma distância de um metro, devem ser colocadas as caixas compridas, que emitem o som ambiente do vídeo. Logo abaixo do televisor, deve ficar a caixa frontal, de onde saem as vozes. No fundo do ambiente, de preferência acoplados no teto, devem ser colocados os soundrounds, que reproduzem efeitos como palmas e explosões. Já o subwoofer tem que ser colocado em um canto, no chão. Como essa caixa é de sons graves, é normal que ela vibre. Sendo assim, se colocada no móvel, pode cair e até mesmo atrapalhar a leitura da mídia.

Escolha da aparelhagem

Como disse antes, a escolha das caixas de som do home theater vai depender do tamanho do cômodo. Com as medidas, um consultor ou mesmo o vendedor da loja podem auxiliar na escolha. Lembrando, o áudio pode ser ajustado.

A televisão que exige mais cuidado. Dependendo do tipo deiluminação, a imagem pode ficar prejudicada. Aparelhos com tela de plasma não combinam com claridade, enquanto os de LCD são melhores para espaços mais abertos. No caso de telões, a luz atrapalha a visibilidade. O melhor a fazer é colocar uma cortina black-out na sala.

Quanto ao tocador de mídia, você tem duas opções: DVD e Blu-ray. Caso opte por um sistema simples de home theater, um DVD será muito útil. Já o Blu-ray, por trabalhar com imagem em alta resolução, é ótimo para TVs de plasma e LCD.

fonte: http://eletrenimento.com.br

Anúncios

4 comentários sobre “Home Theater – monte o seu

  1. Oi Amiga, quanto tempo não batemos um papo, deixa eu te elogiar pelo post, foi uma mão na roda pra mim. Vou confessar que o home ficou por último aqui em casa justamente por esses detalhes, eu queria pesquisar pra fazer certo, mas agora com esse mooooonte de instrução ficou fácil. Bjs

    1. faz tempo mesmo que não nos falamos Cris, função nova no escritório acabou com a minha vida social! hehe! Estou montando o meu Home em casa tbm, nada melhor do que montar certinho, né!? hehe! Depois a gente compartilhas nossos cantinhos e troca figurinha! Boa semana!

      bjão!

  2. Pingback: cinema em casa «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s