Quartinho montessoriano

Na época do colégio estudei um tempo em uma escola que optava pelo método montessoriano  que dá ênfase na independência, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológias da criança. E hoje como mamãe escuto muito se falar de quarto montessoriano. Pesquisei um pouco a respeito e já estou planejando mudanças no quartinho do meu filho. Não aprovo todas as “regras” da decoração montessoriana, mas com jeitinho, dá para adaptar.

Como montar um quarto onde seu filho possa explorar, aprender e se desenvolver  de maneira livre. Footos e regrinhas abaixo:

estudio-baoba-casa-off-jockey-semana-design-rio-2

montando-o-quarto-do-bebe-montessoriano

montessori1

montessori20

montessoriano3

o-que-e-e-como-montar-um-quarto-montessoriano-1392388210712_1024x768

o-que-e-e-como-montar-um-quarto-montessoriano-1392388265572_780x500

quarto-montesoriano-decoracao

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_14

1) O quarto deve ser montado a partir da visão da criança, possibilitando fácil acesso aos brinquedos, livros e demais elementos educativos. Usa-se muito o chão e móveis baixos.

2) Elementos estimulantes com cores e formas diversificadas , fotos, quadros e espalho despertam o interesse da criança. Mantenha estes elementos na altura de visão do seu filho.

3) Berço e cama são substituídos por um colchão no piso para que a criança tenha mais independência de ir  e vir. (Esse é o elemento que eu particularmente não concordo. Sou a favor do berço ou cama.)

4) Espelhos são pontos fundamentais. No quarto montessoriano, o espelho serve para que a criança possa se conhecer e entender que é uma pessoa distinta da mãe.

5) Não se deve encher a criança de brinquedos. Os pais que se interessam por este método devem ter em mente que o quarto precisa ser organizado e poucos objetos devem ser oferecidos por vez. Uma dica para cumprir a meta é fazer um rodízio dos brinquedos que ficam ao alcance da criança.

6) A decoração deve ser minimalista, apenas com mobiliário essencial para que a criança possa explorar tudo o que tem no quarto. Para que essa exploração possa ser feita de forma segura, é bom abusar de materiais que proporcionem segurança aos pequenos, como tapetes fofinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s