Cuidados com os pets no verão

Não só os humanos sofrem com o calor intenso. Os animais de estimação também sofrem os efeitos das altas temperaturas e os manifestam na forma de indisposição e perda de apetite. Para evitar esses problemas, basta adaptar a rotina deles à estação.

1

“Algumas medidas simples promovem mais conforto térmico e bem estar para cães e gatos nessa época”, explica a veterinária Keila Regina de Godoy, da Premier pet.

Uma das primeiras atitudes é aumentar a hidratação, oferecendo água fresca e limpa à vontade e em maior quantidade do que o habitual. “Se perceber que a água acaba muito depressa, providencie um bebedouro maior. E mantenha sempre a vasilha na sombra”, ensina.

Se a água pode acabar mais rapidamente no verão, com a ração pode ocorrer o contrário. Segundo Keila, o dono não precisa ficar muito preocupado se o cão apresentar alteração no apetite, pois é comum eles comerem menos em épocas de calor ou preferirem se alimentar no período da noite, quando as temperaturas estão mais amenas. “Deixe que ele coma no horário em que se sentir mais confortável”, aconselha ela.

Deve-se, no entanto, ficar atento à temperatura à qual a ração ficará exposta. Se o PET não comer na hora em que for colocado o alimento, o correto é retirar e oferecê-lo em outro horário. E nada de reaproveitar as sobras. “Em dias muito quentes, o alimento fermenta facilmente e estraga quando em contato com água ou saliva do animal”, alerta a veterinária.

Parece óbvio, mas a veterinária ressalta que é importante remanejar os horários dos passeios, evitando os horários de sol forte. Não só por conforto térmico, mas para evitar queimaduras. “Asfalto e pisos quentes demais podem queimar gravemente o coxim plantar (almofadinha da pata)”, explica.

E se a pele do pet é clara e a pelagem branca, na hora de passear não deixe de lado o protetor solar. “Assim como os humanos, eles são suscetíveis aos raios UV. E tenha atenção especial às áreas mais expostas, como focinho, ponta das orelhas e patas”, ensina.

Calor acentua mal estar dos animais

Algumas doenças são mais comuns no verão. É o caso das infestações por pulgas. Segundo Keila, é fundamental manter o cão ou gato protegido com produtos específicos e higienizar o ambiente em que vivem. “Vai evitar problemas como DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas), que é muito comum nesta época e provoca coceira intensa, falhas na pelagem e feridas pelo ato de se coçar”, detalha.

Quem tem piscina em casa precisa impedir que o cão beba água com cloro. “Ele pode tentar fazer isso por sentir muito calor, mas a água da piscina tem produtos químicos que podem causar vômitos e até gastrite”, explica a veterinária.

Se o animal já tem alguma doença, como problemas cardíacos e respiratórios, o ideal é redobrar a atenção com o desconforto térmico. “O calor tende a acentuar o mal estar da própria doença, potencializando o sofrimento do pet”, afirma Keila.

Hora de se refrescar

Tomar banho é sinônimo de se refrescar no verão, não é? A mesma regra vale para os PETs: a frequência dos banhos deve ser maior na estação quente. Se o animal está acostumado a banhos quinzenais, por exemplo, vale aumentar a frequência para uma vez por semana.

Mas a veterinária Keila Regina de Godoy ressalta que, com essa mudança, é necessário adotar produtos neutros, que não agridam a pele e mantenham sua oleosidade natural.

E nada de deixar de secar os cães e gatos no verão, principalmente os de pelagem longa e densa ou que ficam em ambientes fechados ou à sombra. “O abafamento e a umidade favorecem a proliferação de fungos e bactérias, que podem levar a problemas de pele”, alerta Keila.

E invista nas “tesouradas” para as raças peludas, que sofrem mais com o clima quente. Eles devem visitar o tosador mais vezes para garantir seu conforto térmico.

(original)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s