aveia

aveia-em-flocosSe tem um alimento que é batuta é a aveia! Ela encaixa super bem em receitas doces e salgadas e faz um bem danado para crianças e adultos! O modo mais fácil de usar a aveia no dia a dia na cozinha é em flocos,  e sim, este post está acontecendo porque tem um monte de aveia em casa e não dá pra viver de banana amassada com aveia, certo!?

Dentre os benefícios da aveia estão:

  • Fibras: A aveia contém duas versões da substância: as insolúveis, que dão consistência ao bolo fecal, e as solúveis, ricas em Betaglucana, que, ao serem fermentadas no intestino, protegem o mesmo e diminuem o colesterol.
  • Vitaminas: Ela é reduto de vitaminas do complexo B – Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1) -, fundamentais para manter a saúde mental e a energia do corpo. Além disso, tem vitamina E, cuja ação antioxidante previne estrago às células causados pelos radicais livres.
  • Minerais: Ali vamos encontrar o Zinco, que também acaba com as colônias de radicais livres. Ainda temos silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Ele também fortalece unhas e cabelo.
    Outros: Selênio, Ferro, Magnésio, Fórforo e Cobre.
  • Proteínas: É um dos grãos com maior valor protéico, disponibilizando nutrientes essenciais a diversos tecidos e funções do corpo. Nesse ponto, deixa concorrentes como o trigo a anos luz de distância.

Vamos lá pra algumas opções para integrar esses grãos nos mais variados pratos:

a versão mais tradicional da aveia é velha conhecida. Salada de frutas, iogurte a aveia! Lanchinho rápido, saudável e super gostoso!

Sabe o bolinho de arroz? Transforme-o numa versão mais saudável! Bata no liquidificador 1 xícara de aveia, 1 ovo, 1/3 de xícara de farinha e couve ou espinafre picado. frite pequenas porções em uma frigideira anti aderente com um fio de óleo até dourar dos 2 lados.

cookies_aveia(1)

Cookie de aveia: 3 colheres de farinha, 2 colheres de açúcar, 1 colher de aveia, gotas de chocolate opcionais e 1 colher de margarina sem sal. Misture tudo em um recipiente, faça bolinhas em uma assadeira untada e asse por 20 minutos ou até dourar. 

2 tabletes de fermento biológico, ½ xícara de açúcar, 1 ½ xícara de água morna, ½ xícara de óleo, 1 colher (chá) de sal, 1 ½ xícara de aveia em flocos, 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos para polvilhar os pães. Misture a mão, deixe descansar por 40 minutos e asse por 40 minutos ou até dourar

Ao invés de empanar seu frango na farinha de rosca para fritar, tempere-o com sal, passe-o no ovo, na aveia e grelhe. Fica Uma delícia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s