cozinha prática e saudável

Vira e mexe eu posto receitas aqui no blog, e eu adoro cozinhar! Não sou nenhuma expert, mas procuro variar os pratos e temperos pra não enjoar e pra variar bastante as vitaminas e nutrientes.

image

Sei que as receitas q eu costumo postar no blog são um pouco gordinhas, mas de vez em quando pode, né!?

Vou dar algumas dicas que uso e faço no dia a dia pra refeições rápidas e gostosas:

1) para melhorar a qualidade nutricional dos pratos aqui em casa, eliminei os temperos prontos. Uso sal e especiarias pra temperar. O bom disso, é que você pode comer frango todo dia e sempre ser diferente. Um dia com açafrão, outro dia com páprica e orégano, depois com alecrim e azeite…

2) outra troca que fiz em casa foi trocar o óleo pelo azeite. A comida fica mais saudável e mais saborosa. Mas lógico que sem exagero!

3) aqui em casa temos (eu, marido e filho) dificuldade em comer folhas. Então aproveito as folhas no meio das receitas. Faço sempre arroz verde, pra isso, trituro a couve ou o espinafre e frito com o arroz com 1 pitada de sal, 1 fio de azeite e alho e depois cozinho o arroz normalmente.

4) detesto ficar longas horas no fogão. Então acabo fazendo “pratos tudões”. Ou seja, vou fazer frango grelhado, já coloco os legumes pra grelhar junto. Ou vou assar a carne e a batata e a beringela já vão na mesma assadeira. E o mais comum, cozinho o arroz com os legumes! As vezes só o arroz com legumes e um bifinho grelhado fazem un pratão!

5) não deixo faltar carne moída em casa! É a proteína mais versátil do mundo! Seja carne moída com legumes, molho bolonhesa, almôndegas, hamburguer, bolo de carne, recheio de tortas e panqueca…

6) procure deixar os alimentos “encaminhados”. Uma coisa que facilita a vida quando você não tem paciência ou tempo para cozinhar são os congelados. Mas claro q não estou falando desses pratos industrializados congelados. To falando de já deixar por exemplo a cenoura em cubinhos picados, abobrinha fatiada ou milho cozido em pequenas porções em saquinhos de congelar. Na hora de cozinhar, você tira só a quantidade que vai usar e pronto! Sem trabalho, sem disperdício e com alimentos que duram muito mais!

7) na hora de montar seu cardápio, procure variar as cores no prato. Ter ao menos 5 cores no prato. Assim você garante a variedade de vitaminas na alimentação. Aqui em casa com o neném, é fundamental garantir a nutrição! O bom é que faço o mesmo cardápio pra mim, então acabo comendo melhor!

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas. Lembrando que não são dicas profissionais. São coisinhas que aprendi em anos de visitas a nutricionistaa, em várias leituras de livros e blogs de culinária e no dia a dia de dona de casa e mãe.

Você tem dicas legais pra facilitar a vida na cozinha? Não esquece de deixar pra gente nos comentários! 😉

Anúncios

6 comentários sobre “cozinha prática e saudável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s