Leite vegetal

Antes de começar a falar sobre os leites vegetais, quero deixar bem claro que não tenho nada contra o leite de vaca, pelo contrário, é o mais consumido em casa. Mas ter uma alternativa para variar as vezes é bom!

leite vegetal

Os leites vegetais são ótimas alternativas para quem quer dar um tempo do leite de vaca ou mesmo para quem apresenta sintomas de intolerância a lactose. Claro que o sabor não é exatamente o mesmo, mas são bebidas bem saborosas com nutrientes variados que ajudam em uma dieta balanceada!

Os leites vegetais ficam muito gostosos quando batidos com frutas ou adoçados com melaço ou açúcar mascavo. Lembre-se sempre de lavar bem as sementes e grãos antes de prepará-los, e eles devem ser consumidos em temperatura ambiente ou gelados. Conserve-os na geladeira, o leite vegetal quente talha, então fervê-lo não é uma opção. Seguem algumas receitas para fazer seu leite vegetal em casa de modo natural e saudável:

Leite de castanha de caju: um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de linhaça: um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.

Leite de nozes: um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de quinoa: coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

Leite de girassol: as sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite “regado pelo sol”!

Leite de gergelim: um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso “queijelim”. Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Leite de aveia: separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s