pia entupida

Se tem uma coisa que atrapalha em casa é pia entupida. Seja do banheiro ou da cozinha, atrapalha demais!

image

Para evitar o entupimento, evite deixar restos de alimento e não jogue gordura da cozinha e procure não fazer a barba ou pentear os cabelos sobre a pia do banheiro. Claro que isso não é garantia de nada, mas pode evitar dores de cabeça.

Se sua pia entupiu, calma! Não é razão para se desesperar! Tem algumas soluções relativamente fáceis além do desentupidor por sucção:

1) antes de tudo, tente soluções externas. Verifique se o ralo não está sujo e por isso obstruindo a passagem da água. Neste caso, na cozinha se você possui um ralo removível, retire-o e lave bem com uma escovinha. Caso na cozinha ou banheiro, o ralo seja fixo, procure cutucar superficialmente com um palito de churrasco para remover restos de cabelo ou alimentos. Cutuque e puxe para cima com o palito para desobstruir a passagem. Tome cuidado para não empurrar a sujeira para baixo. Isso pode piorar o problema.

2) Uma opção popular é usar coca-cola. A química do refrigerante ajuda a corroer restos que podem ficar presos no encanamento. Jogue o líquido aos poucos e observe se o fluxo da água melhora.

3) Caso o entupimento seja devido a gordura no encanamento, ferva água e misture 4 colheres de sal a cada copo de água quente. Despeje aos poucos no ralo. Se o caso realmente for gordura, a água quente salgada vai diluí-la e desentupir o encanamento. Está receita também funciona se trocar o sal por detergente líquido.

4) Coloque bicarbonato de sódio (pode variar de 1 até 4 colheres de sopa, dependendo do quão entupida está sua pia) no buraco da pia. Aguarde por um minuto. Passado esse tempo, despeje uma xícara de vinagre (preferencialmente o branco). Aguarde de 20 à 30 minutos para que essa mistura faça efeito. Vai espumar e poderá começar a sair um mau cheiro do ralo da pia, mas não se preocupe, isso é normal.

5) Uma última tentativa pode ser fazer uma limpeza do cifão. O cifão é aquele caninho que sai logo abaixo da pia. Feche os registros de água e desrosqueie o caninho (cuidado que ele pode ter água acumulada). Limpe-o bem com uma buchinha e detergente.

Caso nenhuma das soluções acima resolva, procure um serviço de desentupimento profissional pois pode ser um problema mais sério de encanamento ou até do seu sistema de fossa.

Espero que estas dicas tenham ajudado! Você tem algum método diferente para recomendar?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s