dicas para economizar 

 

Uma das contas mensais da casa que não é fixa, mas não podemos evitar são os gastos no mercado. E essa é uma das contas mais perigosas no orçamento do lar. Como não tem seu valor fixo mensal, acabamos gastando muito mais que o necessário! Por isso reuni algumas dicas que tem me ajudado muito na economia doméstica e vou compartilhar com vocês!

1) separe o orçamento da compra. Vá ao mercado sabendo quanto você quer ou pode gastar e se possível leve uma calculadora, assim, durante a compra, você vai controlando o quanto está gastando e não leva um susto ao chegar ao caixa. Se possível pague em dinheiro. Se você não tiver cartões para “completar o valor”, você se obriga a não ultrapassar seu orçamento.

2) crie uma lista. Veja o que está precisando em casa e faça sua lista de acordo as prioridades, assim, se ultrapassar o valor estipulado para a compra, pode decidir se levar ou não os últimos produtos da lista que terão menos importância.

3) em período de crise, evite mercados novos. Naquele mercado perto de casa você já sabe onde fica cada produto, vai e compra o que precisa. Em mercado novo, você quer conhecer a loja e acaba encontrando distrações ou produtos diferentes que podem alterar seu orçamento.

4) averigúe promoções. Se você viu uma promoção muito boa, onde na etiqueta diz “de R$50 por R$10”, aproveite a internet do seu celular e verifique o valor em outras lojas para ver se essa promoção realmente vale a pena.

5) compre em quantidade. Certos produtos são de uso contínuo em casa e tem prazo de validade extendido, como produtos de limpeza, higiene e alguns alimentos. Então compensa comprar uma pacote maior de rolos de papel higiênico e economizar com isso nos próximos meses, ou uma caixa maior de sabão em pó ou até mesmo um saco maior de arroz.

6) evite fazer compras perto do horário das refeições. Estômago vazio é seu pior conselheiro. Com fome você vai acabar pensando em praticidade e comprando congelados prontos ou Lanches rápidos.

7) procure nas prateleiras. Os mercados tem uma estratégia de deixar nas prateleiras ao alcance da visão produtos “melhores” ou mais caros. Procure nas prateleiras de cima ou de baixo. Outra estratégia dos mercados é deixar produtos supérfluos perto dos caixas para você se interessar mesmo não precisando. Aproveite a fila do caixa para verificar suas mídias sociais ou ler um livro, assim você não se distrai com produtos desnecessários.

Espero que essas dicas ajudem nas suas compras e economia. Se você tiver mais alguma dica, deixe ali nos comentários para ajudar a gente nessa economia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s