trabalhe para você

Nessa onda de desemprego, é difícil encontrar uma família sem alguém que perdeu o emprego no último ano. E a maratona de entrega de curriculum, entrevistas e decepções não é pouca. É por isso que muita gente está optando por empreender e começar a trabalhar por conta. Seja com prestação de serviço como com produção de manualidades.

Para quem está considerando começar a trabalhar “em casa”, separei algumas idéias do que fazer para gerar renda de casa. Claro que quando a gente fala em trabalhar em casa, nem sempre significa ficar só em casa para exercer sua nova tarefa, as vezes você vai passar mais tempo na rua fazendo compras ou entregas do que na sua própria casa. Você vai ter que ter muita responsabilidade para cumprir prazos e entregas e principalmente, atender muito bem ao seu cliente. As vezes o seu atendimento é o que define se seu cliente vai contratar você ou seu concorrente. 😉

Ao optar por trabalhar por conta, escolha uma função que te agrade. Não adianta resolver fazer comida para fora se você detesta cozinhar ou não gosta de variar no cardápio (mesmo que seja dos outros) ou começar a fazer artesanato que não tem paciência com detalhes e acabamentos. Ou mesmo trabalhar com mídias sociais se não tem paciência de pesquise conteúdo ou ficar muito tempo na frente do computador. E como você é quem faz seu horário, precisa adequar esse horário a necessidade de quem vai te contratar. E tenha em mente que seu cliente nem sempre vai respeitar o seu horário. As vezes você vai receber pedidos no meio da noite.
Lembre-se também que ninguém vai adivinhar o que você está fazendo. Avise a família, amigos e conhecidos sobre sua nova atividade. Divulgue nas mídias sociais e peça para que sues novos clientes te indiquem aos conhecidos caso aprovem seu trabalho.
Assista este vídeo do nosso cantal onde falamos sobre os desafios de trabalhar em casa:

Vamos lá a 20 idéias para começar a trabalhar por conta própria:

1) fazer doces ou salgados (com ou sem crise, ninguém deixa de comemorar aniversários e conquistas e os salgadinhos e docinhos sempre tem procura)

2) fazer refeições prontas (para entrega ou para retirada.)

3) fazer decoração de mesas para eventos (nesse caso só o planejamento é feito em casa. Você precisará se deslocar para comprar decoração e arrumar a mesa no local do evento)

4) criar personalizados (desenvolva material personalizado para festas e eventos, tais como impressos, enfeites de mesa, bonecos em feltro, biscuit, arranjos florais, etc.)

5) comprador profissional (neste caso você pode fazer compras de mercado para seu cliente e entregar na casa ou mesmo compra de roupas e acessórios para quem não tem tempo de ir até as lojas)

6) entregas (esse é mais um caso que não se para em casa. Mas você trabalhar como autônomo buscando e levando produtos para seus clientes)

7) cuidador de crianças ou idosos (você pode receber seus clientes na sua casa ou na casa dos mesmos quando os responsáveis precisam se ausentar. Procure sempre ter referências e uma boa apresentação para conquistar a confiança de quem vai te contratar. Ter conhecimento de atividades e cuidados especiais é um diferencial.)

8) cuidador de animais (vale tanto para passeador de animais como cuidador, tipo babá mesmo. Você pode receber animais na sua casa para os donos irem a evntos ou viagens ou cuidar dos animais na casa dos mesmos fazendo companhia, administrando remédios, alimentação, etc. Neste caso vale estudar um pouco para saber um pouco mais sobre cuidados com animais.)

9) reformar móveis. Se você tem talento com manualidades, bom gosto e espaço em casa para receber móveis de clientes, você pode pegar cadeiras, cômodas, racks, mesas e etc. e criar peças personalizadas. Sempre é importante discutir bem o projeto com o cliente para seguir as preferências do mesmo.

10) música em eventos. Se você tem talento para tocar ou cantar, ofereça seu talento para animar eventos particulares. Lembre-se que não é fazer um show, mas desenvolver um som ambiente agradável em local festivo. Alguns eventos talvez exijam que você atue como animador, mas saiba conversar e combinar com os anfitriões como você deve atuar no evento.

11) limpeza residencial ou empresarial. (mais uma vez você não trabalhará na sua casa, mas sim na casa ou empresa dos outros, mas é mais uma idéia de trabalho por conta. Capriche nos detalhes da limpeza para conquistar seus clientes e garantir as próximas faxinas)

12) lavar e passar roupas. Não é a atividade que a gente mais gosta, mas já que tem que fazer, porque não ganhar dinheiro com isso? As pessoas levam a roupa até sua casa, você lava, passa e entrega tudo limpinho, cheiroso e prontinho para usar. (lembre-se na hora de por seu preço que tem o gasto com água e energia)

13) artigos personalizados para bebes e crianças. (fazer laços, camisetas, bodies bordados, personalizados e enfeitados para deixar as crianças lindas. Acredite, mamães gastam fortuna com personalizados para seus filhotes. Eu sei, é experiência própria!)

14) faça artesanato. Escolha um material que te agrade e comece a fazer peças artesanais para vender. Seja madeira pintada, decoupagem, costura, crochê, trico, pintura em vidro, biscuit, bijuteria… O importante caprichar nas peças e encontrar seus compradores. Você pode fazer acordo com lojas de decoração para deixar seu material em consignação na loja, bazares sazonais ou vender pela internet.

15) organize bazares. Junte alguns conhecidos e ponha peças que não usa mais para vender. Todo mundo tem algumas camisetas que não usa mais, ou umas bijuterias que já não combinam com seu estilo para vender e fazer um dinheirinho. Organize-se em um salão ou na casa de alguém que tenha espaço e convide a família, os amigos, os conhecidos do facebook.

16) organize eventos. Ajude quem quer fazer festas a se organizar, pesquisar fornecedores, montar cardápio e tudo o que envolve uma festa, coquetel, ou outro. (vale pesquisar antes e ter uma lista pré selecionada de parceiros e fornecedores para facilitar o seu trabalho)

17) organizador profissional. Se você tem facilidade para arrumar e organizar suas coisas, pode ganhar dinheiro fazendo isso para os outros. Muita gente se perde na bagunça do dia a dia e precisa de ajuda para se organizar e dicas para manter a organização.

18) professor particular. Calma, não estou falando para você sair ensinando matemática, química ou semântica. Mas se você entende bem de tecnologia, sabe mexer bem no celular por exemplo, pode ensinar pessoas com mais dificuldade em lidar com a tecnologia. Tem por exemplo muito vovô tentando acompanhar os netos que precisa de ajuda. Ou se você cozinha bem, pode ensinar uma nova dona de casa a fazer pratos básicos na cozinha.

19) concerte coisas. Se você é meio cientista maluco e adora abrir um eletro doméstico para fazê-lo voltar a funcionar, ofereça-se para ajudar os conhecidos com aquele liquidificador que parou, ou aquele dvd que não abre mais a gaveta. Também vale para formatar computadores ou limpar impressoras.

20) venda de catálogos. Procure grandes marcas que oferecem venda de seus produtos por catálogo de cosméticos, roupas, utensílios domésticos. Mas invista na consultoria. Não ofereça somente a revista para seus clientes escolherem seus produtos, indique a seus clientes qual é o produto mais indicado para ele, como usar os novos produtos, o que combina com o que. Quem bem atende, atende sempre.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s