lixo eletrônico

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos e seus componentes.

Exemplos de lixo eletrônico: monitores de Computadores, telefones celulares e baterias, computadores, televisores, câmeras Fotográficas, impressoras, etc…

Na Europa e Oriente é comum encontrar esses equipamentos na rua em bom estado ainda, as pessoas não esperam o equipamento estragar para descartar e deixam na porta de suas casas para que alguém possa aproveitá-los. Mas aqui no Brasil essa cultura não existe, e quando não usamos mais, ou vendemos ou descartamos. No caso do descarte,

você sabe onde jogar ou entregar esse “lixo”?

– A maior parte das cidades já conta com coleta de lixo reciclável. E o lixo eletrônico pode ser entregue para essas empresas. Elas darão o destino certo para cada componente do eletrônico.

– Celulares e suas baterias podem ser entregues direto a companhias de telefonia. Muitas delas inclusive tem planos de desconto quando você troca seu aparelho e entrega o seu antigo.

– Uma opção mais solidária é ao invés de descartar o equipamento, doá-lo quando ainda em boas condições e instituições sociais. Algumas trabalham com inclusão social ou cursos de eletro eletronica onde os eletronicos são usados para aprendizado. Assim você cuida do meio ambiente e ajuda a quem precisa.

– Já pilhas, baterias e lâmpadas fluorecentes devem ter outro destino. algumas empresas com programas sociais recebem esse material para dar o devido destino, mas lojas que vendem material eletrônico devem recebêlos de volta na hora do descarte. Esses produtos especificamente são extremamente daninhos ao meio ambiente, por isso merecem atenção especial no seu descarte. Junte uma quantidade considerável de pilhas acabadas para levá-las de uma vez a loja de eletronicos mais próxima.

Você sabia?

– Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
– Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
– A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.

(Fonte: Pnuma – Programa da ONU para o Meio Ambiente).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s