Nos últimos anos, depois que descobri ser diabética, precisei aprender a conviver com muitos alimentos que não era habituada, um deles é o adoçante.
Claro que eu sempre torci o nariz. Sempre falei “ECA! adoçante deixa gosto ruim!”… e deixa mesmo, né!? Confesso que não consigo consumir qualquer alimento com adoçantes, café é algo que não tem com, só vai com açúcar, mas sucos, chás e receitas me adaptei bem com o sabor, acabo nem lembrando da diferença. Mas levei um tempo para adaptar com o sabor.
Então, vamos lá, o que eu aprendi nos últimos anos sobre o substituto do açúcar:
1) não é porque é diet que pode consumir de montão! Pode até não engordar, mas causa outros efeitos na saúde.
2) Sobre os efeitos na saúde: quem tem pressão alta ou insuficiência renal deve verificar as quantidades de sódio e conversar com o seu médico para consumir em segurança.
3) os adoçantes mais indicados são o stévia e sucralose que são mais naturais e podem ser consumidos por crianças e gestantes sem risco. Claro que também sem exageros!
4) adoçante não engorda, mas ele altera um pouco o funcionamento do organismo que quando consome doce espera uma quantidade de açúcar, e quando esse não vem, a médio prazo acaba alterando a saciedade e nos faz consumir mais, aí sim a gente pode engordar.
5) acho que é meio intuitivo, mas adoçante líquido combina mais com bebidas e adoçante em pó com as receitas. Definitivamente eu não gosto daqueles em pastilhinhas.
6) adoçante adoça mais do que o açúcar, então muito cuidado na hora de adoçar seus alimentos 😉