Não é sobre emagrecimento, é sobre saúde!

emagrecimento

Nem eu acredito muito, mas nos últimos 6 anos emagreci aproximadamente 40kg! Não é pouca coisa! No começo o projeto era emagrecer para me casar, e algo que me ajudou foi o “emagrecimento rápido” tomando Shake. Deu uma animada! Não emagreci muito para casar, mas desde então não parei. Descobri que me cuidar fazia bem.

A vida toda fui gordinha, mas entre os 19 e os 24 anos engordei de maneira absurda! Cheguei nos 130kg! 😮 Pouco tempo depois do casamento descobri a gravidez e foi aí que tomei real consciência de que precisava me cuidar. Durante a gestação tive bastante tempo livre, então acabei estudando bastante sobre gravidez, alimentação e maternidade. Foi ótimo, porque pude me apavorar em ver as consequencias que minha diabetes podiam trazer pra mim e para o meu filho. Resultado, passei a me dedicar a comida. Aprender a cozinhar, aprender sobre nutrientes, sobre grupos alimentícios, sobre ciclo digestivo… Eu sou uma pessoa um tanto sedentária. Descobri que amo correr, mas com 2 crianças, 1 empresa e a casa para cuidar não sobra muito tempo. Então o que me resta é caprichar na hora de planejar as refeições.

Vou deixar aqui embaixo algumas dicas que me ajudam muito e viraram regra na hora de misturar os ingredientes:

  • Quanto mais cores melhor! Sabia que cada cor de alimento puxa mais para uma vitamina ou nutriente específico? Então quanto mais colorido o prato, mais saudável!
  • Não misturar carboidratos. Ou como arroz, ou como batata, ou como macarrão, ou mandioca, ou alguma outra opção. Mas sempre é o que menos ocupa meu prato.
  • Quanto mais eu descasco e lavo alimentos, mais naturais eles são. Pacotinhos, latinhas e outros alimentos industrializados são minoria em casa.
  • Capricho na proteína. Carnes (dou preferência para carne branca), ovo, soja e outras opções de proteína sempre fazem parte do meu cardápio porque ajudam  a saciar a fome e assim você acaba comendo menos.
  • Comer com frequência. Se você se programa com lanches a cada 3 horas, você não fica beliscando qualquer porcaria o tempo todo e acostuma seu organismo com aquele determinado horário de alimentação.

Não sou uma pessoa muito organizada, então claro que não sigo isso sempre, por isso que não emagreci mais também. Mas pelo menos café da manhã, lanche da manhã e almoço eu capricho. A tarde costuma ser mais agitada, então acabo comendo mais besteira. Mas manter minha primeira metade do dia bem regrada ajuda bastante! Adoro lanches, pizza, doces e tudo o que em teoria “não se deve comer”, mas meu foco é me manter saudável e não emagrecer, então procuro equilibrar, quando exagero em alguma coisa compenso no outro dia. E claro que mesmo o foco sendo saúde, estou gostando muito mais de me olhar no espelho agora do que 6 anos atrás, né!? 😀

E qual é a sua experiência com alimentação? Seu foco é melhorar a saúde, emagrecer ou engordar? Vamos trocar experiências sobre alimentação? Me segue lá no insta ou deixa sua experiência aqui nos comentários! 😉

 

Anúncios

2 comentários sobre “Não é sobre emagrecimento, é sobre saúde!

  1. Parabéns pela determinação linda! Te sigo no IGas não sabia que vc tbem já havia passado por uma transformação assim. Mais um motivo pra te seguir… Tbem estou na luta pela vida saudável e perda de peso.
    Juntas somos mais fortes!!! Que Deus continue te fortalecendo dia a dia! Sua família é linda ❤️ Beijos Léa

    1. Obrigada pelo carinho Léa! A gente tem que fazer escolhas todos os dias, as vezes é bom escolher fazer o bem pra gente mesma, né!?

      Brigadão pelo apoio! Aproveita as receitinhas aqui do blog, sempre tem coisa gostosa que ajuda a melhorar a alimentação! 😉

      Beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s