Estilo Escandinavo

Uma das grandes tendências de decoração é o estilo escandinavo ou estilo nórdico. Isso porque uma das principais características desse estilo é trabalhar com cores e itens atemporais que não pesam na decoração. Seguem algumas das principais características para deixar seu lar com essa cara mais clean e aconchegante:

1) uma das principais características da decoração estilo escandinava é criar um ambiente aconchegante com mistura de texturas naturais como madeira, lã e tons neutros que transmitem calma e aconchego.

2) As principais cores desse estilo são tons claros de madeira, branco, preto e tons de cinza. Aliás, uma das principais características são pisos de madeira claro ou pintado de branco.

3) Procure móveis com formas geométricas retas. Quadrados, retângulos, triângulos, etc Formato mais orgânicos arredondados raramente aparecem nessa tendência de decoração. Também podemos notar uma redução na quantidade de móveis. São ambientes mais simples.

4) Devido a suas condições climáticas, os países escandinavos tem dias mais escuros, por isso utilizam bastante luminárias em suas decorações. Pode abusar de pendentes, abajures, luminárias e outros para dar aquele clima mais intimista na sua decoração.

5) Paredes brancas são item fundamental. No máximo um tom claro de cinza. E nos móveis prevalecem o branco, preto e amadeirados claros. As cores costumam entrar em detalhes como almofadas e itens decorativos em geral em tons pastéis ou em tons de verde com plantas que trazem mais vida e alegria ao ambiente.

6) Texturas e estampas também fazem parte desse estilo, porém em geral vem em tons de preto e branco. São bem tradicionais o chevron, xadrez pied-de-poule ou a famosa sequencia de  “+”.

7) Pode abusar de quadros e posters. Mas calma, isso também tem um diferencial: as estampas sempre são mais simplificadas e geralmente em padrões preto e branco ou em tons discretos. As molduras costumam ser mais finas em preto ou branco e os quadros não costumam ser pendurados na parede, eles geralmente são apoiados no chão, móveis, prateleiras ou canaletas.

Se você está inclinado a aplicar esse estilo na sua casa, confira alguns projetos abaixo e inspire-se! 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s