Ser mãe é tranquilo.

Se pra você ser mãe é tranquilo, ou você tem muita sorte ou você não está fazendo direito.

A melhor coisa que me aconteceu na vida foi ser mãe dos meus picolinos, mas mesmo já imaginando que a maternidade seria cheia de desafios, não achei que seria simplesmente tão complicado.

Na verdade ser mãe nem é tão difícil assim, mas a cobrança que vem no pacote deixa a gente meio sem rumo. Auto cobrança e a cobrança externa. A gente acha que tem que ser super heroina e fazer tudo na perfeição e se esgota. Até esquece que também precisa tomar banho e se alimentar.

Nem sempre é fácil entender que a casa não vai ficar arrumada por mais de 10 minutos no dia da faxina, ou que vai ter dia que não tem calça limpa pro seu filho porque as que você lavou ainda não secaram e as outras estão emporcalhadas no balde de roupas sujas. Ou que talvez a pia da cozinha não vai dormir limpinha porque você simplesmente estava com preguiça de lavar depois do jantar.

Talvez você precise se trancar no banheiro antes de dar uma bronca na sua filha porque ela fez algo errado (mas muito engraçado) e você precisa rir e se recuperar antes de fazer o papel de brava e colocá-la e castigo.

Pensar que você é modelo para aqueles seres cheios de vontade de aprender e que eles dependem de você para quase tudo traz uma carga de medo, insegurança, e muitos questionamentos. Quantas vezes a gente não se pega com as interrogações: “será que devia ter deixado?” ou “dou uma bronca ou bagunço junto?”!? A maternidade desperta na gente aquela criança adormecida que adora brincar e aprontar junto e aquela sensação de responsabilidade, e de repente a gente vira aquela mãe chata que nunca imaginou que seria.

No fundo, o papel de mãe é ser chata mesmo. Ensinar os filhos e garantir que eles tenham conhecimento e autonomia sufictes para tomar decisões nas suas vidas é a maior forma de amor que podemos demonstrar. Olhar seu filho pedindo licença ou ajudando alguém, ou sua filha com um sorriso amoroso para a avó são a prova de que todo o esforço e cansaço são por um ótimo motivo. Afinal, não ter tempo de lavar o cabelo ou acumular 1 semana de roupas pra lavar são um preço baixo perto do amor e orgulho que nossos pequenos nos trazem. ❤️

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s